50 anos do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles

Foi há 50 anos… hoje, que uma tal de “Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta” surgiu para revolucionar o mundo da música pop. Cansados de lançarem “singles” pop um atrás do outro, e por estarem saturados das turnês que não acabavam nunca (onde mal podiam ouvir o que estavam tocando), os Beatles resolveram que gravariam um disco, onde ele (o disco) sairia em turnê. The Beatles Sgt. Pepper

Com o nome pomposo de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o novo disco dos Beatles foi lançado em 01 de junho de 1967, cercado por muita expectativa, porque eles estavam há quase um ano trancafiados no estúdio e ninguém imaginaria o que viria pela frente.

Paul McCartney bolou o nome “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” após uma viagem aos Estados Unidos, onde ficou fascinado com bandas de nomes longos, e decidiu que esse novo disco seria feito da perspectiva dessa nova banda, não do ponto de vista dos Beatles.

Todo o conceito de “Peppers” é baseado em elementos de vanguarda e música clássica (o trumpete de Penny Lane, por exemplo, foi inspirado no Bradenburg Concerto nº 2 em Fá Maior de Bach ) e principalmente por ter sido influenciado diretamente pelo album “Pet Sounds” dos Beach Boys (do gênio Brian Wilson) lançado um ano antes. Os Beatles queriam ir além…e foram!

Daqui a outros 50 anos, esse disco será tão relevante quanto foi na época do seu lançamento, justamente por ser uma obra que não se situa, nem no tempo, nem no espaço, e mais ainda por conter diversos elementos (a vanguarda psicodélica, a música clássica, o rock, o vaudeville, etc) misturados com tamanha genialidade, que acabou influenciando toda uma geração.

Por hoje é só amiguinho, see you next post!

Sgt. Pepper´s Lonely Heart Club Band – 50 anos

Escute aqui a faixa-título dessa obra maravilhosa!

O Sr. Caneca fez uma canequinha especial para estes 50 anos deste grande disco. Dá uma olhada aqui.

Posts Relacionados

Comments

comments

Denilson Carreiro

Denilson Carreiro é baixista, cantor, compositor e produtor musical na banda Bumerangue Carma.

Um comentário em “50 anos do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles

Deixe uma resposta

7 Shares
Share7
Tweet
+1
Pin