Pantera Negra e o Legado dos Heróis Negros

Como de costume, toda manhã eu dou uma passada em meu Facebook para dar uma olhada em algumas publicações e achei interessante um post no qual me deparei que dizia o seguinte: “Agora que vão lançar pantera Negra finalmente vai ter um herói negro para as crianças negras”, será que isso é 100% verdade? Veremos.

O pantera Negra realmente abriu as portas para este universo de heróis Negros, foi um dos primeiros Heróis Negros dos quadrinhos, mas isso não é de hoje não, isto aconteceu nos idos de 1966. Antes dele saíram como eu já citei no Post do Pantera Negra escrito anteriormente. Ou seja talvez o Pantera Negra tenha se tornado modinha, pois sua recente aparição no universo cinematográfico da Marvel, tenha atraído uma multidão de pessoas que desconheciam a origem do Herói, e talvez devido a isso, estão achando que só agora, somente agora, é que foi aberto as portas para entradas de heróis negros e etc.

Como você já deve ter percebido, o Pantera lá em 66 abriu as portas, mas o que veio depois dele ? Vou listar alguns heróis Negros aqui importantes, que receberam este Legado do Pantera Negra lá nos anos 60, incrivelmente escrito pelo mestre Stan Lee e Jack Kirby. Vamos a lista:

Pantera Negra

O Pantera Negra, Principe T´Challa do Reino de Wakanda é sem sombra de dúvida um dos heróis muito poderosos, ele é considerado por muitos como o primeiro super Herói Negro, aliás foi esta a inspiração para este Post. Seu poder e influencia fazem com ele combata a injustiça e o racismo no mundo todo. Você pode conhecer um pouco mais a respeito dele no Post que fiz anteriormente.

 

Tempestade

A Tempestade é muito conhecida pela sua participação com a equipe X-Men. A jornada dela antes de ser parte dos X-Men, foi bem tensa. Ficou órfã tragicamente, seus pais foram mortos por um avião que caiu em sua casa no Cairo. Após isso ela procurou a casa ancestral de sua mãe, no deserto Serengeti e lá foi treinada para aprimorar seus poderes. Quando encontrou os x-men pode realmente aprimorar mais ainda o poder da sua magia e passou a integrar a equipe para combater o mal. Uma curiosidade é que a Tempestade foi casada com o Principe T´Challa o nosso Pantera Negra.

 

Super Choque

Super Choque (Static Shock, no ingles) é um jovem esperto, inteligente, atlético, vivaz e muito bem-humorado. Virgil, seu verdadeiro nome,  ficou exposto acidentalmente a um gás desconhecido, este acontecimento ficou conhecido como Big Bang. Devido a esta exposição ele acabou ganhando poderes eletromagnéticos e passou a usar para combater o mal. 

Luke Cage

Luke Cage, também conhecido como (Powerman) é um Herói Negro que aparece nas histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel e também possui uma série que leva o nome Luke Cage, disponível na Netflix. Possui uma super-força e é inquebrável, conseguiu esta condição após ter sido forçado a uma experimentação médica. Teve parcerias com o Quarteto Fantástico na luta contra o Doctor Doom. E costuma defender a população do Harlem.

 

Blade

Quando se fala em Blade, o que vem logo em nossa Cabeça é o nome do Wesley Snipes, o caçador de vampiros. Porém seu inicio se deu nos quadrinhos, sua mãe foi morta por um vampiro (Deacon Frost), que se difarçou de médico para ajudar no parto. Frost acabou pasando algumas enzimas de vampiro e acabou infectando o pequeno Blade, uma versão modificada de vampirismo concedeu a Blade uma força muito imensa, uma vida alongada e a capacidade de sentir outro seres sobrenaturais e imunidade a efeitos vampiristicos. Desde então ele caça vampiros para vingar a morte de sua mãe. Seu treinador foi Jamal Afari um antigo caçador de Vampiros.

 

Máquina de Combate

Máquina de Combate (War Machine em inglês) é o alter ego de James Rhodes, um herói do Universo da Marvel, ele utiliza armadora construida com a tecnologia das industrias Stark, projetada pelo próprio Tony Stark. Muitos consideram como um herói que vive a sombra do Homem de Ferro, porém isso não é verdade, Ele é um brilhando Engenheiro de aviação e um fuzileiro naval. Rhodes já subistitui Tony Stark por um período enquanto ele estava muito embriagado para voar.

 

John Stewart (Lanterna Verde)

John Stewart é considerado o primeiro Super Herói Afro Americano da DC Comics. Assumiu o manto do Lanterna Verde em 1971 e desde então ajudou a definir uma geração dos quadrinhos da DC. Ele foi selecionado para ser um backup para o querido Hal Jordan, tendo servido como lanterna Verda por inúmeroas vezes. Se tornou o primeiro guardião do Universo, o Construtor Mestre. É considerado um dos mais dinamicos Lanteras Verdes que sem tem notícia no Universo da DC. Recomendo a leitura do Quadrinho A noite mais negra e também The Lost Army.

 

Falcão

Falcão é um personagem fictício criado pelo Mestre Stan Lee e Gene Colan. Sua primeira aparição se deu em Capitão América #117 em Setembro de 1969. Sam Wilson um assistente social que acabou virando um Super Herói. Em viagem de Retorno do Rio De Janeiro, seu avião caiu e ele acabou sendo capturado pelo Caveira Vermelha. Usando um cubo cósmico, o vilão deu poderes telepáticos para Sam, que agora poderia se comunicar com o seu pássaro, o Asa Vermelha. Sam foi todo trabalhado para combater o Capitão América, mas o que ocorreu foi que o Capitão América conseguiu livrar Sam do controle mental do Caveira e os dois acabaram derrotaram o vilão. Em outro momento da história do Falcão, após ter ajudado o Pantera Negra, T´Chala presenteou com um traje especial com asas mecânicas capazes de voar. Legal né.

 

Raio Negro

Raio Negro é um herói da DC Comics que foi criado em 1977 por Tony Isabella  e Trever Von Eeeden. Seu nome verdadeiro é Jeff Pierce, nasceu pobre, tal qual Luke Cage, e lutou por uma vida melhor, acabou se tornando atleta olímpico e se tornou professor de inglês e literatura em sua antiga escola. O Raio Negro poderes elétricos, pode gerar eletricidade em todo o seu corpo, projetar raios com suas mãos e até mesmo voar. Recentemente a Netflix lançou a série do personagem.

 

 

 Cyborg

Ciborgue (Cyborg em inglês) é um personagem dos quadrinhos da DC Comics. Ele chegou a ser líder dos Novos Titãs e foi um membro fundador da Liga da Justiça. Victor como era conhecido, era um atleta de futebol americano que perdeu grande parte do seu corpo, devido a uma explosão que ocorreu no laboratório do seu paí, um renomado cientista. E foi o seu próprio pai que conseguiu salva-lo, recuperando toda a massa perdida por componentes robóticos.

 

Representatividade Negra

Apesar de toda esta representatividade Negra nos personagens que citei acima. Nós ainda percebemos que existem poucos espaços ainda para os Negros, são poucos heróis Negros na posição principal. Apesar disso, o novo Filme do Pantera Negra trouxe um outra possibilidade, a grande maioria dos atores, de origem negra, deram um show de atuação, o que resultou em um filme totalmente excelente.  Vou deixar abaixo o vídeo lindo da escola em sua maioria negra que ganhou ingressos para o filme Pantera Negra, veja a alegria destas crianças 🙂

E é isto pessoal, espero que tenham gostado, vamos conversar sobre o assunto? Vocês acham que faltam espaços ainda? Deixem sua opinião para conversarmos.

 

Caneca Pantera Negra
Caneca Pantera Negra

Até a próxima pessoal!

Posts Relacionados

Comments

comments

Sr. Caneca

Pós Graduado em Marketing Digital e estudante do mundo das coisas em geral. Passeia 3 vezes ao dia com seus cachorros Rocky e Leka. Adora estar em família e faz tudo por eles. Ama assistir Tokusatsus, Séries, Filmes e Animes. Adora ler quadrinhos e um bom livro, sempre acompanhado de uma caneca de café. Um dia, a casa dele ficou lotada de canecas; dai ele decidiu montar junto com a Sra. Caneca uma empresa chamada Canecas dos Nerds para vender canecas e diversas outras coisas que os Nerds amam. Saiu de um emprego que ele não gostava, de um título que ele não gostava, para viver o seu projeto de ser feliz, trabalhando no que ama.

Deixe uma resposta

10 Shares
Share10
Tweet
+1
Pin