Kraftwerk é como Beatles na Música Eletrônica?

A banda alemã Kraftwerk pode ser considerada como os Beatles da música eletrônica? Com toda certeza sim! Graças a eles, a música eletrônica vive o seu apogeu hoje. No post de hoje vamos nos aprofundar mais sobre essa “usina de energia” criativa, que é mais do que um simples “Boing Boom Tschask”.

kraftwerk 1969

Uma verdadeira usina de energia

O Kraftwerk é uma banda alemã, especializada em música eletrônica, formada no final dos anos 60 por dois estudantes, Ralf Hutter e Florian Schneider.

Ela fazia parte do “krautrock”, que era basicamente fazer experimentos instrumentais com sintetizadores, bebendo direto na vanguarda psicodélica. Seus três primeiros discos foram instrumentais, sendo os dois primeiros homônimos lançados em 1970 e 1972, e o terceiro “Ralf And Florian” lançado em 1973.

 

Kraftwerk e a rodovia do sucesso

Em 1974 lançam seu quarto album “Autobahn”, que quer dizer “Rodovia”. A faixa homônima que abre disco, é uma viagem de mais de 20 minutos que segundo eles, é a trilha sonora perfeita para estar guiando por uma rodovia. Esse album não é todo instrumental, e também é o primeiro a atingir as paradas de sucesso. Nesse período também, eles se tornam um quarteto com a entrada de Klaus Roder (guitarra) e Wolfgang Flur (percussão).

 

Musique Non-Stop

A partir de “Autobahn” são reconhecidos internacionalmente com excelentes albums. Entre eles, eu destaco o “Radio-Activity” de 1975, “The Man Machine” de 1978 com os clássicos “The Robots” e “The Model”, “Electric Cafe” de 1986 cujo vídeo de “Musique Non Stop” foi um dos pioneiros no uso de 3-D, e levou mais de dois anos para ser produzido pela animadora Rebecca Allen . Esse vídeo fez muito sucesso no Brasil no final dos anos 80.

 

Legado

Com a saída de Florian Schneider em 2008, Ralf Hutter é o único remanescente da formação original do Kraftwerk que continua na ativa. Apesar da fama de excêntrico, Hutter ainda faz apresentações pelo mundo afora carregando o maior legado da banda que, sem dúvida nenhuma, é o de serem os grandes criadores da Música Eletrônica, e terem influenciado toda uma geração.

Por hoje é só amiguinho(a). See you next post!

Assista a seguir, um clássico da banda de 78 “The Robots”:

 

 

Posts Relacionados

Comments

comments

Denilson Carreiro

Denilson Carreiro é baixista, cantor, compositor e produtor musical na banda Bumerangue Carma.

Deixe uma resposta

6 Shares
Share6
Tweet
+1
Pin