Conheça o trabalho de Michael Giacchino

Michael Giacchino: O novo John Williams do cinema!

Um compositor que está sendo bem visado, ou melhor, sendo bem ouvido ultimamente é Michael Giacchino. Suas faixas musicais ainda estão longe de bater de frente com o mestre da atualidade das trilhas sonoras, Hans Zimmer, mas alguns clássicos que retornaram do passado tiveram suas OST’s compostas pelo músico. E essas músicas podem não ser tão envolventes quanto as originais, mas sem sombra de dúvidas reverenciam o que foi estabelecido em nossos ouvidos no passado.

Sei que pareço estar diminuindo o trabalho do músico, afinal o Michael Giacchino já levou um Oscar por Up – Altas Aventuras, além de vários outros prêmios. E confesso que foi apelo compará-lo ao incrível Hans Zimmer, mas é notável que as trilhas sonoras de Michael Giacchino são inspiradas nas composições de John Williams, assim como os filmes de J. J. Abrams carrega todo o estilo de Steven Spielberg. É como se fossem sucessores espirituais dessas figuras extremamente importantes para a cultura nerd.

Michael Giacchino já compôs trilhas de séries como Lost, Alias e Fringe, que é ótima! Entre os jogos que compôs encontram-se Medal of Honor e Call of Duty. Já no cinema, o que eu preciso destacar são as faixas musicais que elaborou para alguns títulos da Disney Pixar (Os Incríveis, Ratattouille, Up – Altas Aventuras, Carros 2 e Divertida Mente) e títulos de sucesso como Missão: Impossível 3, Star Trek, Super 8, Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, John Carter – Entre Dois Mundos, Além da Escuridão – Star Trek, Planeta dos Macacos – O Confronto, Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros, Zootopia e Star Trek – Sem Fronteiras.

Michael Giacchino (left), pictured with director Colin Trevorrow, composed the music for this summer's Jurassic World, the latest score in a prolific, blockbuster career.
Michael Giacchino (left), pictured with director Colin Trevorrow, composed the music for this summer’s Jurassic World, the latest score in a prolific, blockbuster career.

Como eu havia dito antes, as músicas de Missão: Impossível, Star Trek e Jurassic World, por exemplo, são uma completa reverência ao passado de suas franquias. Giacchino consegue manter o espírito desses títulos vivo através de seu som.

Mais recentemente o compositor trabalhou na composição da trilha sonora do filme da Marvel Studios, Doutor Estranho. Essa adição somou muito na franquia de filmes de super-heróis que, infelizmente, não conta com trilhas tão marcantes assim. O trabalho do Michael Giacchino no filme, embora não seja ruim, soou tímido, sobressaindo-se apenas nas cenas de batalhas. Ainda falta para o compositor criar em seu som a identidade para os personagens, os acontecimentos e os locais, fazendo com que o público identifique o filme simplesmente por ouvir a música.

Michael Giacchino cotado para comandar a trilha de Rogue One

De qualquer forma, os trabalhos do Michael Giacchino agradaram tanto os executivos da Disney que ele vai comandar a trilha sonora de Rogue One – Uma História Star Wars e Spider-Man: Homecoming. Para o Homem-Aranha, é aceitável que ele crie algo totalmente novo, já que é uma nova franquia. E quanto ao primeiro filme derivado de Star Wars, Michael Giacchino já provou que sabe respeitar o passado das franquias como ninguém.

Posts Relacionados

Comments

comments

André R. Candeias

André R. Candeias - Nerd. Escritor. Pai. Professor. Sou formado em pedagogia e adoro escrever desde quando era criança. Minhas maiores paixões no mundo nerd são os super-heróis, Star Wars, a Terra-Média de Tolkien, Game of Thrones e The Walking Dead. Amo ler Stephen King; ele é meu mestre na arte de escrever. E nos games sou fissurado em Silent Hill e a franquia Soul's.

Deixe uma resposta

25 Shares
Share25
Tweet
+1
Pin